sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Ao vivo e a cores



A solidez da mensagem poética
desistimula minha dor e as possibilidades
da poesia vencem meu insistente cansaço.


A liquidez das palavras
me prova que a poesia
é uma coisa bem sólida.
Poemas são náuseas cotidianas,
engarrafamentos, greves,
trágicas touradas de Espanha,
afogados em Copacabana
e em outras tantas partes do mundo.


A gigantesca sede de vitória
é muito mais que metafísica:
engulo pílulas e pílulas do sucesso,
assisto diuturnamente às coisas da tevê.
Balizo meus passos e meus gestos
ao padrão ideal da propaganda.
Meus dedos tremulam no compasso
das bandeiras das naves de guerra
e em uníssono com os gritos
das torcidas extáticas.
Meu coração dispara com os beijos das novelas.
Meu pensamento não precisa mais agir:
rios de instruções fonéticas
me chegam desordenadamente à porta.


A hipnotizante velocidade urbana
escapou dos olhos das ruas
e eletriza a multidão disforme.
A tecnologia tenta engavetar as palavras,
mas sua liquidez escorre incontrolavelmente
dos dedos, dos olhos, das privações do povo,
das meretrizes com seus noturnos hematomas.
A liquidez das palavras
inunda avenidas, impulsiona multidões,
impregnando nas coisas modernas
o sopro e a necessária
gravidez sonora do poema.


(Sá Júnior)

6 comentários:

SAM disse...

Querida amiga,


lindíssimo poema que retrata a realidade. Bela escolha!


Um fim de semana com muita harmonia entre os seus. Grande beijo!

Fabiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jardineiro de Plantão disse...

Poema delicioso


A hipnotizante velocidade urbana
escapou dos olhos das ruas
e electriza a multidão disforme.

Concordo inteiramente com o poeta.


Desejo-lhe um bom fim de semana

Pelos caminhos da vida. disse...

Belissimo.
Obrigada pela visita.
Qdo quizer voltar,serás bem vinda.
Bom fim de semana.


beijooo.

Emerson Monteiro disse...

Que bela foto. Linda pureza de cores.
Acrescentei algumas postagens. Breve pretendo retornar com freqüência às lides blogianas.

Beijo.