sexta-feira, 14 de março de 2008

Dia Nacional da Poesia



Todo dia é dia de poesia. Em todos os cantos do mundo, em todo os momentos,há alguém evocando sensações, impressões e emoções por meio de sons e ritmos harmônicos.
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.

Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos. Ele escreveu poesias importantes como “Navio Negreiro” e, não à toa, ficou conhecido como poeta dos escravos. Por ser um dos grandes expoentes da poesia romântica no Brasil é que Castro Alves é homenageado até hoje.

A poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.
Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo-grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”. Geralmente a expressão “poesia” se aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe.

5 comentários:

O Profeta disse...

O Sol abandonou o céu
A Lua ironiza no celeste
Soltas perversas vontades
Cruzam a tua vida agreste


Convido-te a partilhar a minha visão da forma em
como a vida às vezes é perversa para algumas mulheres…

Bom fim de semana


Doce beijo

Anônimo disse...

Olá! Vim retribuir sua visitinha no meu blog... mto feliz com seus comments :)

Claro que tbm curti pacas o seu cantinho. Isso é o que gosto na blogosfera: receber velhos e novos visitantes, fazer amigos virtuais (que, um dia, podem vir a ser reais... o que é melhor ainda). Curto blogs de poesias, de reflexões e, também, os escrachados (como o meu, rssss).

Adorei essa postagem sobre o Dia da Poesia... e nem sabia que hj é o dia da poesia :-0 Estranho como os poetas antigos sempre eram afetados pela tuberculose e morriam por causa disso, né?

Qto àquele selinho Blog-Neurônico ("esse blog não me sai da cabeça"), foi criação minha mesmo, rssss... tá NESTE POST AQUI ó :)

Claro que vc pode pegar pra vc e presentear quem quiser... aliás, há outros selinhos naquela postagem. Se quiser, pode pegar todos pra vc ^^

Beijão!

Ahhh... valeu pelo bannerzinho :)

Anônimo disse...

Ahhh... perdão pela postagem da chocolatria, hehehehe... é que adoro chocolates, e esse vício me mata :-D

Então, quis compartilhar esse meu sofrimento com os leitores, hehehehehe

Beijão

Anônimo disse...

Ahhh... mais uma coisinha: é CLARO, óbvio, evidente que vc pode pegar o texto q quiser do meu blog e publicar no seu. Se citar a fonte, melhor ainda... rssssssss

Beijão

fotógrafa disse...

Gostei de passear por aqui, voltarei...
obrigada pela visita
abraço